segunda-feira, 31 de agosto de 2020

🐞 Reflexão sobre a pandemia...



Podemos observar que o ambiente em que vivemos é criado por nós e esse ambiente reage a nós. Tornamo-nos mais conscientes dos valores que moldam nossas vidas diárias e de pequenos comportamentos que normalmente parecem insignificantes e imperceptíveis. Será que nós nos preocupamos com as pessoas com quem trabalhamos, com os pobres, os idosos, as pessoas doentes e vulneráveis do mundo? O modo como respondemos revela nossos valores e compromissos morais.

Apesar de todos os desafios, a vivência coletiva e individual de uma epidemia ou pandemia pode constituir uma experiência de aprendizado e uma oportunidade inigualáveis para o avanço de um indivíduo ou da sociedade.


As pandemias parecem ensinar uma lição inevitável, que os sermões, as palestras, os artigos e a mídia visual geralmente não conseguem transmitir com tanto vigor, e que é a seguinte: independentemente de nossa raça, etnia, situação econômica, credo, sexo, condição ou filiação organizacional, estamos todos unidos e precisamos organizar nossas vidas de modo a beneficiar os outros, sacrificando algum conforto pessoal. 

Na verdade, a saúde e o bem-estar daqueles que poderiam ser considerados como sem importância e mais vulneráveis são necessários para a saúde de todos.

Como o professor Snowden diz, estamos mais bem preparados para qualquer pandemia ou epidemia quando percebemos que o que afeta uma pessoa em qualquer lugar afeta todos em todos os lugares.



* Trecho do texto Steven H. Levy, li e apreciei AQUI.


Assim, achei interessante colorir com uma reflexão. 

Faz bem pensar!

4 comentários:

  1. Boa noite de nova semana, querida amiga Chica!
    Nesta hora não posso deixar de me emocionar muito lendo seu post.
    "sacrificando algum conforto pessoal."
    Eu sempre tenho esperança e boa vontade com certas coisas, procurei apoiar a todos que pude nestes quase seus meses.
    Não por mérito meu, claro!
    Sim porque sei bem o que as pessoas precisam apesar de terem tudo de material...
    Suportar: ser suporte, não exige dinheiro, mas e o mais difícil para muitos de nós. Fácil dar esmola quando se tem de sobra...
    Seu post me fez chorar, amiga.
    Estou pressentindo,infelizmente, que não vai mudar muito bom ser humano.
    Muito se fala... Pouco se aprende com tanta dor e pouco de faz efetivamente.
    E tão pouco o que precisamos para sermos felizes. Tão pouco...
    AFETAR vem de afeto...
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Muito oportuna sua postagem. Creio que esse aprendizado estamos tentando obter. O mundo todo passa pelas mesmas dificuldades e percebemos que, apenas juntos, poderemos chegar a respostas. Em momentos assim, as diferenças ficam mais gritantes, mostrando o quanto é importante cuidar da saúde de todos e envidar esforços na busca da igualdade, em todos os sentidos. O pessoal não existe mais pois a luta envolve a humanidade, evidenciando o valor da solidariedade. Gostei demais. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem dito ou escrito e par nos fazer pensar

    ResponderExcluir
  4. Um por todos,todos por um. Adorei! Beijinhos

    ResponderExcluir